sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA PARA A SOCIEDADE.


O ensino de história nos faz conhecer uma realidade que nos permite reproduzir transformações pelas quais a sociedade esta se passando. A formação social é fundamentada na história de cada povo o tempo histórico passado e presente são essenciais para compreender a formação estrutural de cada civilização.
O discurso do ensino de história nos direciona a memória das grandes sociedades
que se passaram, e tinham alguns modelos eficazes para se estruturarem socialmente. Não cabe ao presente ser semelhante ao passado, mas conhecer sua história por completo e compreendê-la em sua formação social, política, econômica e cultural. O conhecimento do passado influencia no presente tendo uma noção do futuro tendo uma perspectiva social histórica. O formador do discurso do ensino de história é o detentor do banco de memória do passado única fonte de pesquisas e práticas os detentores deste conhecimento tem como papel principal revelar que com a história pode-se mudar e transformar um sistema social dominante por completo.
Não cabe ao historiador dominar o tempo e sim conhecendo e dominando a história presente que passa por varias mudanças de uma geração a outra de maneira que para ter um bom domínio da história presente o historiador jamais deverá ser negligente em relação à história. O discurso no presente não é para propor um modelo exato das condições políticas e sociais, mas compreender entender como deve ser os desenvolvimentos, processos de pensamentos na formação do discurso crítico. 
O estudo de história deve esta na formação de cada cidadão desenvolvendo seu conhecimento transformando-o em um cidadão capaz de formar seus próprios conceitos ideológicos. A educação do homem se faz necessário com um bom conhecimento da história temporal que o torna parte fundamental interferindo nos valores dominantes da sociedade. A escola é a principal formadora de conhecimento implantado no homem onde sua amplitude de ensino esta nos diversos espaços educacionais que capacitará o homem como ser pensante, principal fonte de reprodução do conhecimento da história que transmitirá o conhecimento e valores sociais que viabilizarão a legitimação do conhecimento em todos os espaços. Está na educação à importância de ensinar história, à escola como fornecedora do conhecimento tem a responsabilidade de formar o cidadão um agente duplo ao mesmo tempo ensinando e aprendendo como uma sociedade deve se portar diante de sua própria história.
Nos espaços de formação e reprodução do cidadão uma sociedade moderna em desenvolvimento tem-se a necessidade de aprender sua própria história como ela deve ser contada, ensinada como ela pode interferir no sistema político. Fazer da história algo importante para sociedade é necessário em alguns casos fugir as regras impostas pelo sistema educacional brasileiro. A socialização do cidadão em uma sociedade brasileira faz do aluno uma parte na construção histórica de um povo que tem conhecimento onde estes são utilizados em diferentes meios sociais para incorporar na vida do cidadão elementos tornando-o um sujeito ativo e pensante.
As sociedades estão em constantes mudanças sejam elas nos espaços políticos, culturais e sociais a historiografia tem como objetivo levar cada pessoa a observar em cada contexto histórico acontecimentos isolados que a sociedade vive a negligenciar. Os preceitos colocados nos espaços de formação abrangem todas as esferas da educação sejam nas escolas como nas famílias que se preocupam em dar ênfase aos grandes personagens históricos não permitindo novas maneiras de estudar uma nova história com conteúdos selecionados e ricos modificando o tradicionalismo imposto.
Não se pode deixar de lado o que não pode ser esquecido quando na verdade a história tem a sua importância e pode influenciar nas grandes questões que envolvem desigualdades sociais, econômicos, políticos etc. na verdade uma nação não existe sem sua própria história seja ela boa ou má da mesma forma que uma sociedade ao negligenciar sua história esta renegando sua própria identidade seu passado. Podemos observar que as grandes civilizações têm grandes histórias a serem lembradas e relembradas século após séculos. 

O conhecimento histórico é fundamental em cada nação, sociedade no momento atual passamos por uma grande crise de identidade onde os valores não são lembrados importantes fatos não observados com a devida importância. O certo é que uma sociedade que não se identifica com sua própria história não tem conhecimento de se mesmo. Nas escolas brasileiras o problema é bem mais amplo a disciplina de história não é vista como algo de fundamental importância para a educação de um futuro cidadão onde a prova esta nas matrizes curriculares a disciplina de história tem uma grande redução sendo superadas por outras na verdade todas as disciplinas deveriam seguir um mesmo principio. A função da história é nos tornar atentos aos acontecimentos analisá-los e termos uma noção do que esta se passando. Uma nação cuja história não é valorizada e dada o seu devido valor esta sujeita a se perder no tempo. 

16 comentários:

  1. Um texto especial de reflexão para aqueles que não valorizam o passado. Quem não valoriza a história, merece ser esquecido!

    ResponderExcluir
  2. perfeito, o Brasil vive justamente o oposto

    ResponderExcluir
  3. Povo que nao cultua sua história, merece ser escravo! Abraço

    ResponderExcluir
  4. Bom, deu pra fazer meu trabalho 🙂🤗😝

    ResponderExcluir
  5. É necessário que todos os ser humano que passa pelo A escola é necessita aprender a história porque a história faz parte do passado e do presente

    ResponderExcluir
  6. Pelo menos terminei meu trabalho kkkkk😂 Bom o Texto❤

    ResponderExcluir